segunda-feira, 20 de junho de 2011

UMA VIDA EQUILIBRADA

Provérbios 30:5-9

Nestes versículos Agur faz uma oração pedindo ao Senhor equilíbrio em sua vida financeira para que ele não seja nem rico demais, nem pobre demais. Ele quer uma vida equilibrada e constante na presença de Deus.

1- NÃO VIVEM APEGADAS AO DINHEIRO

Quem deseja uma vida equilibrada não pode viver apegado ao dinheiro. Muitos vivem infelizes porque ainda não conseguiram se desprender do dinheiro e ficam retendo aquilo que pertence ao Senhor por causa do apego ao dinheiro.

Existem pessoas que têm dúvidas quanto ao dízimo ou simplesmente não o aceitam e se defendem dizendo que “o dízimo é coisa do Antigo testamento” ou que “Deus não precisa do meu dinheiro”. Outros dizem que “Jesus nunca falou sobre dízimo”.

Jesus não só falou sobre o dízimo, mas o confirmou com veemência (Mt 23:23). O ato de entregar o dízimo ao Senhor gera no cristão o sentimento de desprendimento que o levará a viver de forma tranqüila e equilibrada.

2- DESEJAM APENAS SUPRIR AS NECESSIDADES

           Vivemos em meio a uma sociedade onde todos são tentados a querer ter cada vez mais; não importa o preço que vai ser a pago, o importante é ter sempre mais do que o necessário, pois tudo gira em torno do dinheiro.

         Não estamos defendendo que todos devem viver uma vida de pobreza, mas que devemos viver a nossa vida buscando sempre o equilíbrio em tudo e que não vale à pena buscarmos tanto a riqueza prejudicando muitas vezes a família, a saúde, a santidade, etc.

         Precisamos fazer das palavras de Agur a nossa oração, desejando apenas o suprimento das nossas necessidades: Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume (v. 8).

3- PRIORIZAM O RELACIONAMENTO COM DEUS

Agur demonstrou enfatizou em sua oração que não queria que o dinheiro quebrasse o seu relacionamento com Deus levando-o a negar ao Senhor em sua vida ou a profanar o Seu santo nome, pois existem muitos os ricos que não pensam em Deus e pobres que são revoltados contra Deus.

         Para vivermos uma vida equilibrada e não deixarmos que o dinheiro seja um obstáculo à nossa comunhão com Deus devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, pois as outras coisas nos serão acrescentadas (Mt 6:33).

Priorize o seu relacionamento com Deus buscando-o em primeiro lugar na sua vida e certamente Ele suprirá todas as suas necessidades. Se o dinheiro for o senhor da sua vida ou você se esquecerá de Deus, ou será um revoltado contra Ele.

CONCLUSÃO: 
Reconheça que Deus é o Senhor da sua vida e viva uma vida equilibrada desprendida do dinheiro, desejando apenas o suprimento das necessidades e priorizando o relacionamento com Deus. Ore consagrando tudo o que você tem ao Senhor. Amém.

Nenhum comentário: