segunda-feira, 13 de junho de 2011

Entregando-se à Deus

1- O Caminho da Salvação – A Bíblia diz que há caminhos que para o homem parecem bons, mas o fim deles é a morte (Pv. 16:25)
Em se tratando de salvação, sabemos que não existe outro caminho a não ser o Senhor Jesus, como ele disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao pai senão por mim (Jo 14:6). Porém, além da salvação existem outros caminhos que temos que escolher em diversas áreas em nossa vida. Caminho neste caso pode significar decisão.
Qual a decisão que iremos tomar no trabalho, nos estudos, no namoro e por aí afora. Nestes casos, escolher o caminho que temos que seguir não é coisa fácil.
2-O que é entregar o nosso caminho ao Senhor? – O que significa isto? Significa entregar à ele todas as decisões de nossa vida. Isto não significa que para todas as decisões haverá um anjo de Deus ou uma experiência sobrenatural para nos dar a direção.
Quando aceitamos o Senhor Jesus em nosso coração Ele vem habitar em nós através do seu Espírito Santo. Assim, o Espírito Santo nos direciona sobre as decisões a serem tomadas.
3- Como isto acontece? – Normalmente isto só acontece quando temos uma vida de comunhão com Deus, quando temos uma atitude de evitar o pecado e buscar uma relação mais íntima com Deus pela meditação em sua palavra, oração e jejum.
4- Qual é a minha parte nisto? – Entregar o nosso caminho à Deus não significa que agora não faremos mais nada e que Deus será o responsável por tudo. Deus sempre trabalha conosco em forma de parceria. Ele faz a sua parte, mas nós temos que fazer a nossa. Não temos como fazer a parte de Deus e não podemos esperar que Ele faça a nossa. Ele nos ajuda a mudar a nossa história, nosso caráter, controlar nosso temperamento, sermos libertos dos vícios e etc. Porém, nós temos que querer e nos esforçar para que esta mudança ocorra em nós. Deus não é invasor; ele trabalha respeitando o nosso querer.
5- Não basta entregar temos que confiar também – Quando entregamos nosso caminho à Ele temos que confiar, pois não adianta nada orar sem crer, dizer que é crente mas não obedecer os mandamentos Dele. Mas quando entregamos nosso caminho e confiamos temos a promessa de que ele fará o que for necessário para o nosso bem.

CONCLUSÃO: Leve cada discípulo à um momento de entrega pessoal. Se possível faça uma oração em voz alta onde todos façam a entrega de suas vidas, famílias, trabalho e etc. Pergunte o seguinte para eles: Você tem algum caso ou situação difícil? Entregue hoje nas mãos de Deus. Entregue sua vida, seu coração, seus hábitos, seu prazer, seu tempo, seu trabalho, suas finanças, sua família, seus estudos, seus planos, seu passado, presente e futuro. O que você tem em sua vida que ainda não tem entregado à Deus. Você gostaria de fazer esta entrega agora?

Nenhum comentário: