segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Porta Estreita

Palavra de 25 à 30 de Abril
Mateus 7:13-14

Introdução:

Acho que esse Linguagem de portas é muito usada até hoje, portas são decisões que tomamos em nossa vida e que nos levam pra novos lugares. Muitos de nós gostariam de poder voltar atrás e escolher outras portas, ou agradecem a Deus por terem entrado em algumas portas, creio que a vida é repleta de momentos de decisão, existem umas que não são tão importantes e que não trazem tanto prejuízo, mas existe algumas que são de suma importância.

Vejamos agora algumas portas que são de grande importância para cada um de nós.

  • Porta do Relacionamento: Nessa primeira porta vemos a realidade de uma porta estreita em relação a amizades, muito mais amigos querem te levar para o mau caminho do que para o bom caminho, mais pessoas te dão maus conselhos do que bons conselhos. Temos que entrar na porta dos bons relacionamentos e para isso temos que escolher as pessoas com as quais vamos andar.

  • Porta dos Pensamentos: Filipenses 4:8 nos mostra uma lista das coisas que devem entrar em nossa mente. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”, mas vemos que nossa mente é tomada por muitos pensamentos que nos tiram do caminho certo, precisamos entrar na porta dos bons pensamentos.

  • Porta da Decisão: Para chegarmos nessa porta precisamos passar primeiro pela porta dos pensamentos, por que tudo é gerado nos pensamentos, esse o motivo pelo qual temos que cuidar muito bem de nossos pensamentos, assim já teremos andado meio caminho para a decisão. Todos os dias somos chamados a tomarmos decisões e esse é o perigo, tornarmos essa pratica banal e assim tomarmos tantas decisões importantes sem perceber, e aí muitas vezes, é tarde demais.

  • Porta da Vida Eterna: Essa é a mais importante de todas as portas por que nos leva além dessa vida, mas a maioria das pessoas não dá muito valor a ela, e sem saber, tomam o rumo da perdição. Como podemos discernir entre a Perdição e a Salvação? Jesus diz que grande é a porta para a perdição mas pequena é a da salvação, o mundo faz uma grande propaganda que nos chama para o seu caminho, podemos dizer que é como descer rio abaixo, mas a salvação é ir contra a correnteza.

Conclusão:

A vida passa muito rápido e sem perceber estamos tomando vários rumos em nossa vida. Que caminho que você tem traçado? Está indo em direção há Deus?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sim, sim, não, não

Palavra de 11 à 15 de Abril
Texto:
Mateus 5:33-37

Contexto:

Hoje vivemos em um tempo em que a palavra não tem tido mais tanta importância, as pessoas voltam atrás do que dizem sem perceberem que terão prejuízo, mas Jesus aqui mostra a importância de sermos conhecidos por nossa palavra e não tendo que colocar fiadores no que dizemos.
Vejamos baixo alguns pontos de alguém que anda nesse princípio do sim sim,não não.

  • Pense antes de falar: A maioria das pessoas prometem ou se comprometem sem responsabilidade, usam sua palavra como se pudessem voltar atrás a qualquer momento , mas sabemos que não pode ser assim. Provérbios 29:20 - Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele.
  • Quando falar tenha certeza que irá cumprir: Quantas pessoas você conhece que cumprem tudo o que falam? Você pode colocar a mão no fogo por essas pessoas? Essas pessoas para cumprir com sua palavra, perdem dinheiro num negócio? Hoje esse tipo de pessoa é uma mercadoria em falta no mundo.
  • Há poder em sua palavra: Quando Deus fez o homem ele deu autoridade, quando falamos, a autoridade de Deus sai por nossa boca . Quando não honramos nossa palavra enfraquecemos a autoridade de nossas vidas, e aí vemos isso refletido no relacionamento com nosso cônjuge e filhos.
  • Quando não andamos no sim sim, não não, estamos dando lugar para que o Inimigo venha atuar em nossa vida: A Palavra diz que o que passar disso vem do maligno, normalmente é ele que nos instiga a falarmos irresponsavelmente e darmos nossa palavra sem a intenção de cumprir.


Conclusão:

Temos uma arma poderosa, a nossa palavra, mas não temos sabido usá-la, temos usado ela para nossa condenação e para enfraquecer nossa autoridade com as pessoas que amamos, vamos virar esse jogo e começar a usar a Autoridade na palavra falando sempre sim, sim e não, não.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sal e Luz

Palavra de 04 à 09 de Abril
Texto:
Mat 5:13-16

Contexto:
Vivemos em um mundo em que ser diferente é sinônimo de ser estranho, as pessoas procuram padrões para imitarem e tudo que não encaixa nesse “padrão” está fora de Moda.
Não haveria problema nenhum em ter um padrão, desde que fosse um padrão em experiência e que escolhesse princípios de vida, mas não vemos isso no mundo de hoje, cada dia mais as pessoas procuram se distanciar daquilo que Deus planejou para elas e todos que procuram viver esses princípios são discriminados.

Então o que devemos fazer? Ir a favor da correnteza do mundo ou nadar contra a maré?

Acho que o grande segredo pra essa escolha não é o que devemos fazer e sim o que somos, se estamos no mundo, fazemos o que o mundo dita, mas se somos de Deus, andamos segundo Seus princípios.

Vejamos alguns pontos para andarmos nessa terra como Deus deseja:

  • Somos Sal e Luz: Temos que entender que fomos chamados para sermos diferentes, então as pessoas olharão e nos acharão estranhos e muitas vezes não nos aceitarão, mas temos que fazer a nossa parte.


  • Temos que fazer a Diferença: Quando comemos uma lasanha ou uma pizza, normalmente não pensamos no sal, quando alguém pergunta qual o ingrediente da comida provavelmente as pessoas dirão o sal por último, mas tente esquecer o sal da comida, você pode ter certeza que todos perceberão, pensamos que quando damos nosso parecer em várias situações seremos discriminados, mas na verdade temos a chance de colocar sabor na vida das pessoas.


  • Temos o poder de abrir os olhos das pessoas: Como Luz podemos fazer a diferença na vida das pessoas, e fazer elas enxergarem um novo mundo onde a tristeza não tem mais domínio, onde há liberdade e onde conhecemos quem verdadeiramente somos. Mas para isso precisamos deixar a luz brilhar.


Conclusão:
Não podemos nos esconder: O sal foi feito para dar gosto, por isso temos que fazer a diferença nesse mundo dando gosto as coisas, a luz foi feita para brilhar, não podemos nos esconder, Deus nos chamou para fazermos a diferença.