quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Somente Cristo

1 Tm 2.5

INTRODUÇÃO: é comum, ao perguntarmos para qualquer pessoa dentro da igreja (ou mesmo fora) sua opinião sobre Jesus, e receber alguma resposta do tipo "para mim, Jesus é tudo", ou então "Jesus é Deus, Salvador" e coisas semelhantes. Naturalmente, quando somos membros da igreja local, frequentamos um PG, pensamos que vivemos "Somente Cristo" como uma realidade da nossa fé. No entanto, podemos até falar como "crente", nos vestir e agir como cristãos, mas nosso interior pode, de fato, não refletir esta realidade. Então, o que significa a declaração "Somente Cristo"?

1. SOMENTE CRISTO SIGNIFICA QUE TEMOS APENAS UM MEDIADOR - CRISTO (1 Tm 2.5): o problema aqui é quando terceirizamos a nossa fé - delegamos aos outros aquilo que é nossa responsabilidade. O problema dessa visão é que ela faz parecer que existem pessoas com mais acesso a Deus do que outras. Ou seja, de algum modo, seriam como que “mediadores” entre a pessoa e Deus. É então errado pedir para alguém orar por nós? NÃO. Mas é errado quando pensamos que algumas pessoas tem mais “poder” em suas orações do que outras. Isso, inconscientemente, mostra que cremos haver outros “mediadores” diante de Deus que não apenas Jesus. Quando lembramos que Jesus é o único mediador, lembramos que estamos todos nós, diante de Deus, na mesma posição de incapacidade, totalmente dependentes de Sua Graça para nos achegar a Sua Presença.

2. SOMENTE CRISTO SIGNIFICA QUE TEMOS APENAS UM FUNDAMENTO - CRISTO (1 Co 3.9-11): Cristo é o fundamento da Igreja, o fundamento pelo qual construímos nossa vida. Esse fundamento em nosso interior gera uma mudança no exterior - essa é a verdadeira conversão. O profeta Ezequiel fala da mudança de coração (interior); Paulo em Romanos fala da mudança da mente (interior). Se mudamos apenas o exterior, é como se colocássemos uma "focinheira" num cachorro bravo - impede que ele morda, mas não muda sua atitude. A focinheira é apenas um instrumento para inibir a ação do cachorro. Do mesmo modo, a religiosidade é apenas um meio para inibir a natureza ainda não regenerada do homem caído, que pensa ser convertido quando na realidade, muitas vezes, não é. A conversão não pode ser uma focinheira: a conversão não pode ser uma série de regras e normas que a gente usa para as pessoas se conformarem a determinados padrões que nós criamos. Uma vida cristã assim é pesada, sem graça, sem brilho, sem vida de Deus. Ao contrário disso, a conversão fundamentada em Cristo nos liberta para Deus.

3. SOMENTE CRISTO SIGNIFICA QUE TEMOS APENAS UM CAMINHO A PERSEVERAR - CRISTO (Fp 3.13-14): De um certo modo, Jesus está na moda. Alguns dos livros mais vendidos falam de Jesus - o problema é que não falam da cruz. São livros que fala de certos aspectos da vida de Jesus como o maior psicólogo, mestre, professor...e muito pouco se fala da cruz, quando ela não é um detalhe ela nem é citada.

No entanto, a Cruz é centro do Evangelho - Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia. Os braços estendidos de Jesus apontam para o tinha acontecido antes da cruz e o que aconteceria depois da cruz. Ao estudar os Evangelhos, o caminhar de Jesus é direcionado a este momento da entrega na cruz.

Jesus é o único caminho que nos conduz à Verdade e a Vida - ninguém vai ao Pai senão por Cristo.

Nenhum comentário: