terça-feira, 3 de novembro de 2015

Manter nossos olhos em Deus ( Salmo 73 )

Você já teve a impressão de achar que Deus é bom para todos menos para você? Trata-se da síndrome de Caim, que implica em olhamos ao redor e nos deixamos enganar pela mentira do inimigo, de que Deus ama mais o meu irmão do que a mim.
Quantos de nós tendemos a atribuir a Deus algo que acontece de ruim, quando algo de bom atribuímos a nós mesmos?
No Livro de Jó, ele começa questionando a Deus pelas dores e privações e termina reconhecendo que aquelas situações difíceis tinham a ver com a mudança que Deus queria fazer na vida dele. Esta é uma das tantas evidências de que Deus permite situações difíceis para forjar o
nosso caráter, justamente porque nos ama. Outro ponto importante é que quando Deus olha para nós, Ele vê no âmbito da Eternidade e não com a perspectiva apenas desta vida terrena.
Se eu tiver q responsabilizar alguém, devo então responsabilizar primeiro a mim e depois ao meu inimigo, Satanás.

As atitudes que devo ter:
1. Primeiro agradecer, porque a Bíblia diz que em tudo devo dar graças
2. Me levantar contra o inimigo real, o diabo que lança mentiras a respeito de quem sou e de quem Deus é
No Salmo 73, Asaph estava passando por essa crise, achando que Deus era bom para todos menos para ele. Ele olhou para o ímpio prosperando. Quantas vezes nos comparamos com as pessoas e principalmente com as pessoas que não creem em Deus? Será que realmente precisamos ter o que os outros têm para sermos quem Deus quer que sejamos? O parâmetro do mundo não é o mesmo do Reino de Deus.
Deus nos chama à mudança de mentalidade. A crermos que, ao colocarmos nossos olhos Seu amor, Ele fará algo bom para nós. Mas primeiro, precisamos aprender a olhar para Deus.

Em 1 Samuel 16:7, o profeta estava procurando aquele que Deus ungiria como Rei. Ao contrário das expectativas humanas, ele encontrou Davi, o menor, menos "provável" aos olhos humanos. Lembre-se: Deus não vê como o homem vê. Deus olha para o coração. Quando Davi se deparou com os filisteus não olhou para o potencial dos ímpios. Sua mentalidade e foco estavam em Deus.
Asaph teve sua visão mudada quando entrou na Casa do Senhor. Ele fazia isso praticamente todos os dias, mas naquela situação em especial ele teve umas experiência diferente, passou a olhar para Deus e não mais para as circunstâncias. Quando o olhar dele mudou, as coisas ao redor mudaram. Quantas vezes esperamos que a situação mude para então olharmos para Deus?
No Reino de Deus é o contrário. Primeiro eu mudo, depois as coisas começam a mudar, de dentro para fora. É preciso tomar decisão. E, ainda que as coisas não mudem, Deus promoverá uma mudança em você.
A nossa visão precisa ser mudada. Nossos olhos precisam estar em Jesus!

Um comentário:

Daniel Braghini disse...

Ótimo assunto para colocarmos em pauta todos os dias.

Se outros não mudam mudo eu, e quando falo em mudar, quero dizer, evoluir.
Não falo de abrir mão de algum valor ou me rebaixar, mas ser quem preciso ser para conquistar o que preciso conquistar.
Esperar os outros mudarem é reativo.
Mudar a si mesmo, é pró-ativo.
Evoluir é ser pró-ativo.

Outra coisa relevante sobre este assunto é que podemos pensar que estamos com a razão em determinada causa, mas como qualquer ser humano, podemos estar enganados.
Então vale lembrar que talvez o primeiro passo para descobrir que você realmente está certo, é perguntar pra você mesmo e para Deus: Será que eu estou enganado?

Se olharmos pra Jesus em vez de olharmos para os outros, estaremos nos concentrando no melhor modelo para nossas vidas.