segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Valor da Mesa

MENSAGEM: Êxodo 25:23-29

Todas as pessoas, em algum momento da sua vida, desejam executar coisas grandes. Muitas vezes é um sonho, ou uma aquisição, ou uma viagem, entre tantas coisas. Existe um segredo para isso que é de extrema importância para aqueles que desejam alcançar ou fazer algo grande: tudo começa com pequenas atitudes.

Algumas pesquisas relatam que se uma pessoa corre 30 minutos por dia, 5 vezes na semana, ela pode prevenir o colesterol e complicações com doenças cardíacas na sua velhice. Outras pesquisas dizem que se uma pessoa comer uma maça por dia, ela pode aumentar em até dois anos a sua expectativa de vida. Vemos que são pequenas atitudes diárias que fazem toda a diferença. Podemos perceber que não exite dinheiro no mundo que possa dar dois anos a mais de vida, mas uma maça pode.

Se tratando de família vimos que as estatísticas revelam uma situação muito grave: no Brasil os casamentos estão terminando em média com 11 anos, ou seja, para que a média seja 11 anos, alguns casamentos não duraram nem 2 ou 3 anos. A mulher hoje se casa em média com 27 anos de idade.

Mas qual é a causa de tantos lares desfeitos? Qual a causa de tantas pessoas não optarem pelo casamento? As pessoas tem optado por passarem mais tempo em outros lugares do que com a família. A família tem sido deixada de lado e as pessoas muitas vezes tem preferido o seu trabalho do que o seu lar.

Existe algo deixado por Deus que é muito simples, porém em longo prazo pode resultar em um lar sadio e estruturado, e, além disso, duradouro. Estamos falando do “Valor da Mesa”. Vimos em Êxodo que a mesa é o segundo móvel do tabernáculo, isso demonstra a importância que Deus dá a mesa, a reunião familiar na mesa. A mesa é um lugar de sentar face a face, é o altar da família. Alguns institutos de pesquisa americanos comprovam que em famílias que se assentam a mesa para comer tem menos problemas com estresse, drogas, além de que as crianças vão melhor na escola ao comer na mesa com os familiares.

  Vamos ver algumas características do “Valor da Mesa”:

1) A mesa é lugar de restauração: 
Em 2 Samuel 9 vimos a história de Mefibosete, um rapaz que pertencia a família de Jônatas, porém foi esquecido por todos. Certo dia Davi buscou por descendentes do seu amigo Jônatas e lhe informaram que ainda havia que se chamava Mefibosete. Ao saber disso Davi lhe chamou e restitui todas as terras que eram da sua família e além disso estabeleceu que a partir daquele dia ele sentaria com o rei todos os dias para as refeições. Mefibosete foi grandemente abençoado tendo restituindo todos os bens, porém o que ele realmente precisava era ter a sua família restituída pois isso iria mudar completamente a sua vida.

 2) A mesa é um lugar para servimos: 
Na mesa temos a oportunidade de servir a todas as pessoas da nossa família. É a oportunidade de servimos a nossos filhos. Muitas crianças não aprendem o valor de servir pois não veem seus pais servirem, e a mesa é uma grande oportunidade de servir e ser exemplo nessa área. Na mesa temos a oportunidade também de servir aquelas pessoas que não vemos a muito tempo, ou por algum motivo tivemos nossos relacionamentos cortados. Nesse momento não vamos condenar, nem julgar mas vamos servir e restaurar os relacionamentos.

 3) A mesa é um lugar de refrigério: 
No Salmo 23 vimos o relato do salmista que no vale da sombra da morte, ou seja, quando passamos por tantas dificuldades, problemas, aflições, perseguições Deus diz: “Filho, olha pra mim, preparei uma mesa pra você, um banquete, olhe o que eu tenho pra você. Não olhe para os problemas, não olhe para as dificuldades, olhe para mim. Em mim você tem tudo o que você precisa”.

Nenhum comentário: