segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Acreditem nos sonhos

José, pois, se  tornou o governador daquela terra, ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José vieram e inclinaram-se ante ele com a face na terra”. (Gênesis 42:6)

Cumprimento da Palavra

Tudo o que Deus fala Ele cumpre, podemos não ver aquilo imediatamente se cumprir, mas acontecerá! É interessante como aqui neste verso, Deus usa a palavra “pois” visto que se cumpriu exatamente como Deus disse. Então, conforme José havia sonhado, da mesma maneira aconteceu.

José havia sonhado que os “feixes” de seus irmãos inclinavam-se diante do seu feixe: “Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu”. (Gênesis 37:7)

Em uma outra ocasião o sol, a lua e onze estrelas inclinaram-se diante dele Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o Sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim. (Gênesis 37:9)


Revelação

Era óbvio que alguma revelação estava sendo comunicada a José, por Deus, mas o tempo passou e ele não via isto se cumprindo. Ano após ano, o tempo veio e nada, pelo contrário, a situação de José se complicava cada vez mais. Da cisterna onde fora lançado, ele foi ao Egito, depois à casa de Potifar e à prisão.

Ano após ano nada acontecia, mas o verso acima diz: José, pois, se tornou”, ou seja, Deus cumpriu sua Palavra. E ele cumprirá também em nossas vidas. Acreditemos em nossos sonhos e nas promessas que Deus nos fez. Mesmo que o tempo passe, Deus não esquecerá.


José se esqueceu…

Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido. É interessante como até José se esqueceu! O sofrimento que ele passou foi tão grande que ele não lembrava mais dos sonhos que tivera. A cena aqui é bastante interessante, porque os irmãos de José vieram para comprar alimentos e, no confronto com José eles puseram seus rostos no chão, humilhando-se e assim cumprindo o que Deus havia mostrado a José. Naquele momento, Deus fez José se recordar dos seus sonhos. Assim Deus faz conosco. Ás vezes, até nós nos esquecemos das promessas, das palavras que recebemos, mas Deus não se esquece. O que ele prometeu irá cumprir.   Hb 10.23

 Portanto, tenhamos ânimo e fé!

Podemos dividir a vida de José em 3 períodos:

1.O período dos conflitos e da inveja dos irmãos que o perseguiam por causa daquelas palavras;

2. O período dos problemas, das provações;

3.O período do trono em que José veria a palavra se cumprir em sua vida.

 Foram três fases e todas foram de longos anos.

Nenhum comentário: