Texto: “Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas. E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado. Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber? 16Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos? (Lc 13.10-16).
Introdução: Hoje, vamos estudar sobre a história de uma mulher que vivia enferma já há dezoito anos sem de modo algum poder endireitar-se, contudo, esta mulher vivia numa sinagoga (igreja). Era filha de Abraão (herdeira das promessas), mas ainda assim, andava encurvada e oprimida, sua alma não era livre para servir e adorar ao Senhor Jesus.
Precisamos ter uma alma livre para viver e servir ao Senhor.
1. Não basta dizermos que somos Cristãos, precisamos ser libertos!
“E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se” (v.11).
2. Não basta dizermos que somos salvos ou filhos de Abraão, precisamos ser curados e cheios do espírito santo!
“Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?” V. 16
3. Não basta dizermos que freqüentamos uma Celula e participamos de um culto, precisamos ser verdadeiros adoradores!
“e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus” (v.13).
Observamos que Jesus, ao entrar naquela sinagoga não se preocupou com a tradição, o legalismo, e a formalidade da sinagoga, mas diz o texto que ele viu a aflição e o jugo que estava sobre aquela mulher “O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado” (v.14),
Com base nisto entendemos que:
a. Jesus está interessado nas nossas vidas.
“Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade” (v.12).
b. Jesus Tem poder para nos endireitar em toas as áreas.
“eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10b).
c. Jesus quer nos dar uma alma livre para adorá-lo.
Quando a mulher se endireitou ela deu Glória a Deus! “e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus” (v.13).
Conclusão: Se estivermos vivendo uma vida dessa forma, uma vida limitada, é hora de mudarmos. O que devemos então fazer?
1. Ouvir a voz de Jesus (Jesus chamou àquela mulher, ela foi curada).
2. Tomar uma atitude (a mulher tomou uma atitude – endireitou-se).
3. Dar glória a Deus (o louvor é a base para uma vida de otimismo e vitória).