terça-feira, 4 de outubro de 2011

O que não fazer quando os inimigos sobem contra nós

Texto: Jz 6:1-15.

Introdução: Os inimigos do homem espiritual são os demônios e eles podem ter permissão para entrar na vida daqueles que fizeram mau aos olhos do Senhor. Mas qual a vontade de Deus: que os demônios entrem e façam arruaça na vida de um crente? Não, a vontade de Deus é que mudemos de vida e que seu nome seja glorificado por isso. Aconteceu isso na época dos juízes e Deus nos ensina o que fazer nessa hora:

1. Não faça covas. Covas são buracos verticais no chão que isolam uma ou mais pessoas, pois há pouco espaço. Tem um significado de isolamento dos irmãos, da congregação, das pessoas que podem nos ajudar. Portanto Deus quer que ajudemos uns aos outros.

2. Não faça cavernas. Cavernas são buracos horizontais que não permitem ver o céu, olhar para cima. Isto significa que quando estamos debaixo de guerra espiritual precisamos olhar para cima, para a esperança de Cristo, do alto, orar a Deus e sairmos da caverna. Elias entrou numa caverna porque tinha perdido a esperança, estava confuso e triste e Deus o tirou de lá.

3. Não faça fortificações. Barreiras humanas não detém os demônios, eles vão passar por cima de qualquer tipo de atitude humana, providência humana ou qualquer força humana. Eles só irão respeitar o que é divino e daí precisamos depender de Deus.

4. Israel orou ao Senhor para livramento. No versículo sétimo Israel clama ao Senhor e depois Deus começa o livramento.

5. A primeira ação de Deus foi levantar um profeta. Quando estamos diante da guerra espiritual, somente temos a Palavra de Deus que nos garante a vitoria, ela é a profecia contra satanás e suas ações.

6. Deus levanta do fraco a força. Assim é o agir de Deus na nossa vida, usando aquilo ou aquele a quem desprezamos, que achamos fraco. Por isso Deus levantou a Gideão. Deus vai realizar uma obra na sua vida de onde você menos espera, para te fazer maravilhar com Ele e glorifica-lo.

Nenhum comentário: