quinta-feira, 20 de novembro de 2008

SAINDO DAS TENDAS DE ABRAÃO

Palavra de 16 à 22 de Novenbro

Texto: Gen 15:1-9

Objetivo:
Levar as pessoas a entender que Deus nos tira do lugar de comodismo para que nosso olhos se abram e possamos ver a verdade de Deus para nossas vidas.

Introdução:

* Há momentos em que, para visualizarmos o que Deus vai fazer em nós e através de nós, precisamos sair debaixo de “nossas tendas”.

*As duas tendas de Abraão – há 2 tipos de tendas que representam duas figuras muito importantes na vida de quem está debaixo do chamado e das promessas de Deus.

* 1º – A tenda da casa do Pai (Gen. 12:2) - A casa do Pai é uma referência à nossa história, raízes familiares, nossa tradição, nossa cultura, nossos hábitos, e maneira de viver e fazer as coisas, conforme aprenderemos desde a nossa infância. O foco aqui está ligado com nosso passado, e que não se ajusta com os propósitos de Deus. Sair deste tipo de tenda, fala de se liberar para assumir um novo histórico de vida, um novo caminho com Deus. Queridos para vivermos uma nova história, precisamos optar em deixar o passado ser passado. Abraão precisava deixar de ser quem ele era para ser o que Deus queria que Ele fosse. O Senhor hoje lhe desafia a deixar para trás tudo aquilo que pode interferir negativamente na sua caminhada em direção à conquista das Suas promessas. Deixar essa “tenda” é abandonar as limitações impostas pelo passado, a mentalidade consolidada pelas experiências de ontem que nos impedem de partir em direção da conquista das promessas do Senhor, em direção ao futuro de Deus.

* 2 – A tenda no caminho da promessa – Aqui não há referencia, somente o aspecto físico da cobertura que ele construiu e que o impediu e que o impedia de ver as estrelas no céu. Há o significado espiritual da tenda de Abraão. A tenda de Abraão representa a segurança, a proteção, a cobertura que ele edificou para si mesmo, quando já estava andando no caminho das promessas de Deus. Essa tenda fala dos princípios e conceitos que criamos para andar nos caminhos do Senhor.

* Essa tenda é tecida com nossos argumentos, experiências pessoais, nem sempre animadoras. Às vezes, Deus precisa nos tirar de “nossas tendas”, desse mundo de segurança, proteção, para nos revelar os Seus milagres, o que de sobrenatural Ele quer fazer em nós e através de nós.
A Palavra diz que quando Abraão saiu da sua tenda e ouviu e viu os sinais do sobrenatural de Deus “Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça” (Gn 15:5-6)

Aplicação:

A – Que tipo de característica dessas tendas há em você?
B – O que você efetivamente fará a partir de agora para viver intensamente o sobrenatural de Deus

Nenhum comentário: