segunda-feira, 19 de maio de 2008

A palavra transforma o caos

Palavra de 18 à 24 de Maio


Gênesis 1.1-2

Vemos nestes dois versículos a síntese da criação de Deus, uma declaração enfática de que tudo que existe aqui tem um criador. E como a criação se processou, e como Deus agiu para criar todas as coisas?
Existem dois princípios importantes que podemos observar em como Deus fez para criar todas as coisas que hoje existem: (1) A palavra de Deus produz exatamente o que ela diz. Qual o instrumento usado na criação? A palavra de Deus. Tudo o que Deus usou para formar o universo foi a palavra. (Hb 11.3); (2) O reino do espírito deu origem ao reino da matéria. Como o reino espiritual gerou o reino material? Pela palavra de Deus e pelo Espírito de Deus.
Existe um poder e força na palavra. Se soubermos utilizá-la agiremos como Deus age. Se somos a imagem de Deus devemos viver de acordo com a Sua semelhança.
De acordo com o texto, veremos alguns princípios que transformam o caos:

Da união entre o Espírito Santo e a palavra de Deus, vida é gerada
Toda a palavra que Deus fala, tomada pelo Espírito Santo, é materializada. Sua vida pode ser um caos, cheio de trevas, mas quando Deus envia uma palavra, e o Espírito Santo a cobre em seu coração, a vida que está na palavra germina e o seu caos é transformado.
Ele envia uma palavra de luz, que é plantada na terra do seu coração, o Espírito Santo a trabalha e a luz nasce dentro de você. Assim será com toda a palavra de Deus que você recebe em seu coração. Ele envia uma palavra de redenção, libertação, cura, prosperidade, vitória, alegria, unção. Se você recebe essa palavra e permite que o Espírito Santo haja, verá que da união desta palavra e do Espírito Santo nascerá em sua vida aquilo que foi plantado: redenção, libertação, cura, prosperidade, vitória, alegria, unção.

Palavras são sementes
Toda palavra de Deus é semente de Deus. E toda semente plantada em condições adequadas nasce. Assim Deus altera o caos lançando uma palavra. No meio das trevas, Ele fala luz (Gn 1.3), então o Espírito Santo toma essa palavra e age. Deus planta a semente da luz com a palavra "luz" e da união entre a palavra "luz" e o Espírito Santo, a luz nasce, manifesta-se.

A palavra de Deus produz exatamente o que ela diz
Exatamente o que Deus fala é o que acontece. (Gn 1.6-9, 11, 14, 15). No reino do Espírito algo ocorre quando a palavra de Deus é liberada. Como Deus fala na Sua palavra assim acontece. Toda palavra de Deus que é liberada sobre a sua vida (rhema) assim acontece, não importam as circunstâncias, pois Deus a cumprirá.
Tomemos o exemplo de Josué (Js1.2). Deus deu uma palavra pra ele, o rio Jordão estava transbordando, mas a palavra de Deus se cumpriu. Josué e o povo de Israel atravessou o rio Jordão, porque Deus operou um milagre para que a Sua palavra se cumprisse.

A terra não escolhe o que produz; ela produz o que nela é semeado
Se você lança na terra semente de arroz, isso é o que ela vai produzir. Assim também o que sua vida produz depende do que nela é semeado. Se forem semeadas palavras de Deus, haverá manifestação do que procede da boca de Deus.
Todos os dias você tem oportunidade de plantar na sua vida sementes boas ou ruins. A nossa vida é uma plantação, uma lavoura, e você é o plantador. Você escolhe o que vai plantar.

Conclusão
Deus é poderoso para transformar qualquer situação de caos e introduzir nela a beleza do caráter de Cristo e a Sua maravilhosa luz. Deus vê o estado de pecado e ruína em que o homem se encontra, mas projeta sobre ele uma outra visão: um filho redimido e liberto.
Ele envia uma palavra especifica na área que necessita ser mudada.
Não há para Deus situação que não possa ser mudada. Quando a palavra de Deus chega, há uma transformação e as circunstâncias se ajustam ao que Sua palavra está dizendo.
O caos da sua vida vai ser transformado pelo palavra específica de Deus, no poder do Espírito Santo. Ele o Senhor Jesus transforma tuas trevas com uma só palavra.

Nenhum comentário: